terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lei 12.305/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei 12.305/2010 estabele a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A PNRS ficou por quase duas décadas em tramitação, até ser finalmente aprovada no ano passado.


Em um de seus artigos, a lei contempla as diretrizes para a logística reversa, que prevê o retorno dos produtos de pós-venda (mercadorias desenvolvidas) e pós-consumo (mercadorias descartadas depois do uso) ao local de origem para um descarte correto. A responsabilidade é compartilhada e envolve produtores, fabricantes, distribuidores e consumidores, ou seja, todos são responsáveis pelo processo da logística inversa.


Empresas como o Walmart e a Vivo já aplicam a logística reversa. No Walmart já é possível reutilizar 2,3 mil litros de óleo e a Vivo recolhe celulares, baterias e acessórios.
Somente em 2009, com o Programa Vivo Recicle Seu Celular, a Vivo recolheu 593.451telefones celulares, baterias e itens diversos em 3,4 mil postos de coleta.


Diversas empresas hoje já estão aplicando na prática a lei 12.305/2010 e fazendo a logística reversa, colocando em seus postos de venda, coletores para  seus produtos já utilizados e sem mais utilidade e que seriam descartados no lixo comum. Um empresa que pude observar esta posição é as franquias da loja Boticário, que tem coletores para os frascos de perfume e parece que também recolhe no caso de você não querer levar as embalagens dos produtos também.


Hoje nos grandes hipermercados já é possível também levar o seu lixo separado (garragas PET, latinhas de alumínio, papéis em geral, vidro) e depositar nos grandes coletores de material para reciclagem, além de terem também coletores para óleo de cozinha, lembrando que quando você despeja o óleo no ralo da sua residência, este óleo acaba contaminando vários metros cúbicos de água e com isso contaminando o meio ambiente.




Vamos fazer também a nossa parte descartando em postos de coleta celulares e baterias, hoje nos shoppings em todas as lojas de venda de aparelhos celulares existe um coletor de aparelhos, que coleta aparelhos descartados por seus usuários, ajudando o meio ambiente, já que tais produtos quando descartados no lixo comum acabam contaminando o solo, a água e muitas vezes os lençois freáticos.



Todos fazendo a sua parte ... o pouquinho vira muito e com isso trocamos velhos hábitos por novos muitos mais saudáveis e ecologicamente corretos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário